Vamos trocar refrigerante por suco?

Fotos: Arquivo 2D | Adaptação web Caroline Svitras

 

Os sucos de frutas são uma ótima opção para quem deseja hidratar e repor os nutrientes do corpo no verão – além de saborosos são variados. Essa poderia ser uma boa justificativa para incentivar as crianças a optarem pelos sucos em vez dos refrigerantes. Para ter uma ideia, um copo caseiro de suco de laranja carrega 111% da necessidade diária de vitamina C de uma criança em idade pré-escolar.

 

O mesmo copo cheio do sumo de maracujá tem quase 10% do que ela precisa de vitamina A. E um copo de banana batida com maçã supre 15% da dose diária da B6. Já se você misturar mamão, banana e leite no liquidificador, estará garantindo 21% do que a meninada precisa ingerir de vitamina B12 todo santo dia. Mas ficar nesse discurso não convence os pequenos. Com eles, é preciso usar a criatividade e por a mão na massa.

 

E foi pensando nisso, que a professora do Colégio Nossa Senhora de Fátima, Nadja Menezes Pereira, criou um projeto que envolveu diversas aulas e áreas do conhecimento, terminando com uma aula de culinária, fazendo as crianças experimentarem diversos tipo de sucos feitos de maneiras variadas. O resultado foi tão positivo, que muitas delas decidiram implantar suas vontades em casa, pedindo para as mães fazerem suco de mamão, um dos mais gostosos votados por eles.

 

 

Adaptado do texto “Hummmm, delícia!”

Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 155