Vamos estudar os dinossauros

Como retratar a vida desses animais que aguçam a imaginação da criançada

Adaptação web Caroline Svitras

 

A todo momento aparecem novos vestígios, evidências e teorias sobre a existência dos dinossauros e seu modo de vida. Os dinossauros despertam a curiosidade e o fascínio dos pequenos.

Para as professoras do Colégio Nossa Senhora de Fátima, Nadja da Silva Menezes, Maria Onélia e Débora, esse interesse natural das crianças pelo tema é que faz um projeto dá certo, pois, assim, elas participam ativamente de forma lúdica e prazerosa de cada etapa do processo. Pensando nisso, nasceu o projeto O Fantástico Mundo dos Dinossauros. “Com ele, as crianças terão a oportunidade de conhecer esses animais que viveram no nosso planeta a milhares de anos atrás”, conta a professora.

 

Primeira etapa

Faça uma roda de conversa com seus alunos e discuta com eles sobre o que são os dinossauros, quando eles viveram, o que eles faziam, onde estão hoje. Procure observar o que seus alunos já sabem sobre eles.

 

Segunda etapa

Coloque vídeos sobre o tema para seus alunos assistirem, como: Em Busca do Vale Encantado XI, A Invasão dos MiniDinossauros, Uma Noite no Cemitério dos Dinossauros.

 

Terceira etapa

Trabalhe pesquisa com seus alunos como tarefa de casa. Peça para que pesquisem, recortem e colem figuras de dinossauros e, se possível, escrevam, seus nomes.

 

Quarta etapa

Trabalhe a leitura de alguns livros, como: O Mundo dos Dinossauros, Onde Estão os Dinossauros, O Ovinho do Dino, Dinossauros (C. Primeiros Amigos), Coleção Dinossauros WKids.

 

Quinta etapa

Trabalhe com atividades de leitura, escrita, desenho e pintura. Embora o nome dos dinossauros seja um pouco complicado, os alunos são os primeiros a decorarem. Que tal trabalhar a letra inicial de seus nomes, pedindo que os alunos os coloquem em ordem alfabética? Você pode montar um caça-palavras para que os alunos procurem algumas palavras-chave que deseja trabalhar com eles ao desenvolver o tema. Peça também para que os pequenos usem a imaginação e desenhem e pintem o Fantástico Mundo dos Dinossauros. Outra atividade é trabalhar quantidade e comparações. Pegue um barbante e mostre para os alunos o tamanho de alguns tipos de dinossauros que deseja trabalhar.

Depois, peça para que seus alunos comparem qual deles é o maior e o menor e coloquem em ordem do maior para o menor. Você pode pegar o nome de um deles, por exemplo, o “braquiossauro”, e pedir para que os alunos encontrem algumas letras, circulem as vogais, conte o número de letras etc. Dê figuras geométricas de E.V.A. para seus alunos e peça para que montem um dinossauro com elas. Depois, peça para que descrevam duas características dele. Para finalizar, peça para que cada grupo de alunos monte uma ficha técnica de um dinossauro. Com seu nome, onde vivia, comprimento, alimentação e características.

 

Sexta etapa

Construa um painel com diversos dinossauros feitos de prato de papelão.

 

 

Sétima etapa

Construa uma maquete do mundo fantástico dos dinossauros feitos com papel machê e, depois, pintados com tinta guache. Quando secos, passe cola líquida para ficar brilhando.

 

 

Oitava parte

Pegue esqueletos de um dinossauro de brinquedo e enterre em algum jardim dentro da escola. Caso não tenha jardim, arrume um vaso bem grande. Depois dê luvas e um pincel para cada aluno e faça-os se sentirem grandes arqueólogos ao procurarem os ossos e depois montarem as partes.

 

 

Nona parte

Com massinha, peça para os alunos reproduzirem os trilobistas. Eles foram parentes das baratas e os primeiros seres vivos no mar, assim como a medusa e as algas.

 

 

Décima parte

Faça uma grande exposição com todos os trabalhos.

 

Adaptado do texto “A invasão dos dinossauros”

Fotos: Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 133