Como estimular a criança a expressar sentimentos

Entender e identificar os sentimentos que fazem parte do universo de qualquer ser humano é um caminho para melhorar os relacionamentos

Foto: Carlos Ricon

Nenhuma criança chega à escola e diz que está triste ou tendo problemas de socialização com os colegas por um problema que ela está tendo em casa, por exemplo. A criança não vai se expor dessa forma e muitas vezes ela nem consegue perceber esse turbilhão de emoções. Falar de sentimentos é difícil, até para nós adultos, principalmente na falta de um ambiente propício, que dê segurança e proteção suficientes para expor dores, medos e incertezas. Se o professor estimula a criança a expressar o que sente, logo vê mudanças significativas no seu comportamento.

Mas como expressar esses sentimentos se não conseguimos dar nomes a eles? Por isso é sempre interessante trabalhar esses conceitos com os alunos, mas de uma forma divertida e prazerosa, para que elas se expressem sem perceberem. Veja abaixo um passo a passo desenvolvido pela arte educadora Rosa Maria Rodrigues que ensina a fazer um objeto que pode ser trabalhado com os pequenos: