Tesouros do Saber

Aprenda a fazer um projeto de incentivo à leitura na sua escola

Da Redação | Fotos: Itaci Batista | Adaptação web Isis Fonseca

atividade-leitura

Os livros são grandes fontes de aprendizado, por meio deles as crianças aprendem novas palavras, descobrem novos espaços, personagens e quase sempre uma lição de vida. Somado a isso, as professoras que usam a criatividade podem explorá-los de diversas formas aumentando ainda mais o conhecimento.

Por isso, incentivar a paixão pelos livros é algo que o professor deve estimular desde sempre e não importa a idade. Confira o projeto da professora de Educação
Infantil Andrea Cavalcante Pereira Gaudêncio, de Osasco (SP), chamado “Tesouros do Saber”.

Primeiro dia de atividade

Objetivos:

  • Conversar, comunicar, relatar vivências e expressar opinião.
  • Ampliar repertórios de contos.
  • Desenhar personagens aos cenários observados.

Como proceder:

1 – Apresente às crianças o projeto “Tesouros do Saber”.

2 – Peça para que os alunos retirem de dentro de um saco papéis com trechos de uma história (clássicos) e observe se eles conseguem identificá-la. Por exemplo: “A vovó ficou na barriga do lobo” (Chapeuzinho Vermelho); ou “A bruxa deu a ela uma maça envenenada” (Branca de Neve) etc.

3 – Leve para a sala livros que trazem histórias ambientadas em florestas e em castelos. Deixe que manuseiem à vontade sempre enfatizando os cuidados que devemos ter ao utilizá-lo.

4 – Solicite que observem a imagem com vários cenários de histórias infantis e que descrevam sobre o que estão observando.

5 – Pergunte quem eles imaginam morando nesse lugar.

6 – Ofereça figuras geométricas para que as crianças componham os personagens do cenário.

Segundo dia de atividade

Objetivos:

  • Ampliar o vocabulário.
  • Nomear objetos.
  • Trabalhar atenção e concentração.

Como proceder:

1 – Durante a aula de inglês, ensine aos alunos uma nova palavra: story (história). E faça uma brincadeira, retirando de dentro da caixa surpresa vários objetos e sempre que surgir um livro de história, todos devem falar story. Quando é retirado um outro objeto, todos devem colocar as mãozinhas na boca, sinalizando que nada se pode falar.

2 – Para finalizar, assista ao filme Toy Story.

Terceiro dia de atividade

Objetivos:

  • Observar a presença de texto verbal (legendas) e não verbal (imagens).
  • Escutar a narrativa.
  • Expressar-se oralmente sobre o enredo da história.
  • Recontar a história utilizando fantoche.

Como proceder:

1 – Cantinho do bilhete – Como as crianças gostam muito de “escrever” bilhetinhos, crie esse cantinho para incentivar ainda mais esse ato. Cada semana, um grupo de crianças será escolhido para receber bilhetinhos dos colegas. Os bilhetinhos endereçados aos colegas serão afixados em um mural para que todos possam lê-los.

2 – Providencie um cantinho agradável com tapete, almofadas para a apreciação da história de Os Três Porquinhos. Apresente-a por meio do teatro de fantoches.

3 – Após ouvir a história, converse sobre o que ouviram: quais são os personagens; sobre a atitude de cada um deles; quais materiais foram usados na construção e qual o mais resistente.

Quarto dia de atividade

Objetivos:

  • Trabalhar a atenção e a imaginação.
  • Representar ideias por meio de desenhos.

Como proceder:

1 – Apresente a “Maleta de Histórias”, com um livro que vai dentro dela, assim como um caderno de registro, que será levada por uma criança diariamente para casa e partilhada com a turma no dia seguinte em uma roda de conversa.

Quinto dia de atividade

Objetivos:

  • Estimular a criatividade.
  • Ampliar o vocabulário com novas palavras.

Como proceder:

1 – Passe aos alunos o filme Pink Dink Doo – Caixa de Histórias. Pink é uma menina com muita imaginação, ela adora viajar pelo mundo da fantasia. Ao inventar suas histórias, estimula a criatividade e apresenta novas palavras ao vocabulário. No fim do filme, é apresentado um jogo interativo.

Sexto dia de atividade

Objetivo:

  • Interpretar histórias.

Como proceder:

1 – Conte a história da Cachinhos Dourados, por meio da técnica Pote de Contar Histórias.

2 – Na parte de fora do pote, com E.V.A., faça o cenário da história que vai contar. E, conforme as suas cenas, vá colocando os personagens dentro do pote, também feitos de E.V.A. e sua base de palitos de sorvete.

Sétimo dia de atividade

Objetivos:

  • Conhecer a vida e obra da autora Ruth Rocha.

Como proceder:

1 – Leve uma foto da Ruth Rocha e conte um pouco da sua história. Mostre às crianças alguns dos seus livros, mas, antes, pergunte se elas sabem o que é um autor, o que ele faz e se conhecem algum.

2 – Escolha um de seus livros e leia para os pequenos. A professora Andrea trabalhou com a história: Bom Dia, Todas as Cores!

Oitavo dia de atividade

Objetivos:

  • Despertar atenção, concentração e imaginação.

Como proceder:

1 – Conte a história Rapunzel com fantoches de garrafa PET e, em outro momento, por meio da Luva de Histórias.

2 – Depois, converse sobre a história, se gostaram, quais são os personagens e onde ela acontece.

Nono dia de atividade

Objetivos:

  • Participar da elaboração de texto coletivo.
  • Expressar-se oralmente.
  • Refletir sobre a sequência de fatos da história.

Como proceder:

Encaixa história – Coloque várias figuras dentro da caixa, contemplando cenário, personagens e objetos diversos. Sorteie de dentro da caixa alguns elementos e peça para as crianças, juntos, criarem uma história. Depois, elabore um texto coletivo com as sugestões das crianças.

Décimo dia de atividade

Objetivos:

  • Participar da organização de brincadeira de faz de conta.
  • Caracterizar-se para imitar personagens.

Como proceder:

1 – Providencie diferentes materiais para a brincadeira de faz de conta: tecidos, chapéus, bolsas, leques, escovas, enfeites de cabelos etc.

2 – Com esses materiais, monte um baú da fantasia.

3 – Com ele, é possível trabalhar de várias formas, pedindo para as crianças interpretarem uma história criada por elas mesmas ou a professora, em uma roda de histórias, pode contar uma e as crianças irem interpretando etc.

Adaptado de Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 112

Tenha acesso a atividades novas e criativas mensalmente através da Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil!