Soldadinhos da reciclagem

Crie um exército da natureza que ajude a transformar a família e toda a comunidade

Da Redação | Fotos: Itaci Batista | Adaptação web Isis Fonseca

Reciclagem

O lixo é um dos temas mais atuais no mundo hoje. Diversas sociedades buscam alternativas que deem o destino certo a tudo o que não interessa mais a elas. Essa é uma questão séria no mundo hoje. Mas embora faça parte de políticas de diversos governos, o lixo é algo que faz parte da vida de todos, então, que tal trabalhar importantes aprendizados sobre ele desde cedo?

A CEI Aracy Salles Pereira, Atibaia (SP), não se intimidou com o tamanho de quem entraria nessa missão e trabalhou esse tema com as crianças do Infantil II. As educadoras que vestiram a camisa do projeto são: Cherliana, Mônica, Ana Maria, Doroti, Maria, Roseli, Nazaré, Samanta, Maria Nazaré e a diretora Cristiane.
De acordo com Cherliana, durante as idas ao parque, as crianças viviam trazendo pedaços de papéis, plásticos, linhas e outros objetos encontrados no chão, para que as professoras colocassem na sacolinha de lixo.

Pensando nisso, e no evento que a cidade de Atibaia propõe às escolas da rede municipal em apresentarem trabalhos sobre a preservação do Meio Ambiente, chamado “Fruto da Terra”, a creche decidiu trabalhar a importância de não se jogar o lixo no chão e de reaproveitá-lo. “Levando em consideração a fase do desenvolvimento infantil, a imitação é marcante nas crianças e nossas atitudes são exemplos fundamentais para elas, comenta a professora.

Passo a passo da atividade de reciclagem

1. Faça uma roda de conversa sobre o lixo e analise o conhecimento existente de seus alunos a respeito do assunto.

2. Recolha diversas figuras sobre o tema, como lixo amontoado, um planeta sofrendo com isso, figuras dos personagens da Turma da Mônica transformando o lixo em brinquedos, a figura de um planeta feliz com os cuidados recebidos e de uma criança jogando o lixo na lixeira e cole as ilustrações em um cartaz que terá
dois lados, em um lado estará escrito ”pode” e, no outro, “não pode”.

3. Faça um passeio ao redor de sua escola e, juntos, recolham todo o lixo que encontrarem. “Foi maravilhoso ver as crianças se esforçando para encontrar um papel no chão”, relata Cherliana.

4. Invente uma música com o objetivo dela ser o hino do projeto e monte um cartaz com a sua letra e as fotos do passeio no entorno da escola. Essa etapa é importante, pois faz os alunos perceberem desde a mais tenra idade a função social da escrita.

5. Para incentivá-los, monte uma lixeira com uma caixa de papelão encapada com dobradura branca e pinte a mão de cada aluno com as cores da reciclagem e marque no sobre o papel branco.

6. Peça para que pintem desenhos que mostrem boas ações sobre o lixo. (na folha de moldes, você encontra um desenho para trabalhar com os alunos).

7. Assista com seus alunos ao filme Tá Limpo e, depois, faça uma roda de conversa sobre o que observaram.

8. Envie aos pais um bilhete sobre o projeto e o tempo de decomposição de alguns materiais. Além disso, solicite a eles que enviem sucatas, como garrafas PETs, latas vazias, tampas de garrafas etc.

9. Com os produtos enviados, confeccione instrumentos musicais, fazendo surgir: tambores, chocalhos, pandeiros etc. Basta colocar grãos dentro deles ou usar um pedaço de madeira para bater e enfeitá-los.

10. Faça várias lixeiras com garrafas PET para espalhar no entorno da escola. Na creche, as crianças colocaram no parque que sempre recolhiam lixo.

11. Se a comunidade ao redor sujar muito o entorno com lixo, faça uma placa com a frase “Não jogue lixo”, decore-a com as crianças e fixe-a no entorno da escola.

12. Com os instrumentos prontos, monte uma banda e saia pela escola cantando o hino criado.

Adaptado de Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 112

Tenha acesso a atividades novas e criativas mensalmente através da Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil!