Relógio do Tempo

Explique os fenômenos da natureza com esse simples quadro que diariamente pode ser usado como recurso pedagógico em sala de aula

Da Redação | Fotos Carlos Ricon | Adaptação web Isis Fonseca

Relógio do tempo

Semanas antes de as aulas iniciarem, os professores voltam ao trabalho a fim de preparar seus planos de aula para o ano que começa. E aqueles que trabalham com Educação Infantil têm uma tarefa a mais, precisam organizar suas salas de aula para receber a nova turminha. Muitos refazem calendários, chamadinhas e outros materiais expostos pelo ambiente.

Todos eles servirão como ferramentas visuais para o trabalho diário em sala de aula. Mesmo que a nova turma continue, é importante preparar artefatos novos. Tudo isso traz a sensação de recomeço, além de mostrar a cada aluno que chega o carinho e a atenção com a qual o professor o está recebendo nessa nova etapa. Diante disso, não pode faltar um Relógio do Tempo.

Diariamente, as crianças, ao chegarem na sala de aula, podem ser questionadas pelo professor sobre as características do tempo naquele dia, se está chovendo, ensolarado, nublado, ventando etc. Além de ter a possibilidade de situar a estação do ano.

Veja o passo a passo do Relógio do Tempo confeccionado pela arte-educadora, Rosa Maria Rodrigues, garantindo sua Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 169!

relogio-do-tempo

Relógio do tempo