Preservando as árvores

Sugestões de atividades que estimulam o cuidado e a paixão por esses seres cheios de vida

Da Redação | Foto: Itaci Batista | Adaptação web Caroline Svitras

A árvore é um símbolo de vida e deve ser preservada. A maior parte delas, além ter idade que permite recontar diversos momentos históricos, abrigam e servem de alimento para muitos outros seres vivos, que usam sua estrutura para morar, reproduzir-se e alimentar-se. Juntas, elas formam as florestas e transformam a paisagem na mais bela visão da natureza. Preservar uma árvore é preservar a vida e, por isso, no dia 21 de setembro, comemora-se o dia dela. Fazer uma lembrança com esse tema nas escolas é uma forma de introduzir desde as primeiras séries a valorização desse ser e criar nas crianças o amor e o cuidado por ela. Veja sugestões de atividades que você pode trabalhar:

 

Passeio

1. Leve os alunos para um passeio em um Horto Florestal ou parque onde exista a presença de várias árvores e faça um piquenique à sombra delas.

2. Peça que observem as árvores: se elas são grandes ou pequenas, floríferas ou frutíferas, as semelhanças e diferenças entre elas.

3. Solicite que recolham folhas que tiverem caído das árvores; sendo proibido arrancar as folhas delas.

 

Na escola

1. Após o passeio, ao chegar na sala de aula, solicite aos alunos que apanhem as folhas que foram recolhidas. Distribua uma folha de papel ofício A4 e peça que desenhem um caule com tinta guache e, depois, colem as folhas no lugar da copa, formando uma árvore.

2. Converse com os alunos, na rodinha, sobre a importância das árvores para a sobrevivência do ser humano, sua utilidade e por que é necessário cuidar bem delas.

3. Entregue uma folha de papel ofício A4 para cada aluno com um caule desenhado e carimbe as mãos dos alunos, passando guache para formar a copa da árvore.

4. Distribua uma folha de papel ofício A4 para os alunos e tampinhas de refrigerante nas cores: amarela, branca e verde. A tampinha amarela será o miolo do Sol. As crianças deverão desenhar os raios com caneta hidrocor. As tampinhas brancas poderão ser coladas para formar a nuvem e as tampinhas verdes serão coladas formando as folhas da copa da árvore. Peça que desenhem o caule, utilizando cola colorida ou pintura a dedo.

5. Organize uma apresentação musical, em que os alunos serão os personagens: uma criança será a árvore, algumas serão passarinhos, outras serão flores e mais outras serão frutos. Confeccione os figurinos dos alunos, utilizando TNT. A árvore: para o caule, será usado TNT marrom e, para a copa, que deverá ter um buraco aberto onde fica o rosto da criança, será usado TNT verde. Para os passarinhos, flores e frutos, poderão ser confeccionadas máscaras. Os alunos deverão cantar e dramatizar a canção Viva a Árvore Amiga.

 

 

Para conferir mais atividades garanta a sua revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil aqui!

Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 123