Pilates também é coisa de criança

Realize técnicas simples que também podem ser trabalhadas com os pequenos

Adaptação web Caroline Svitras

 

Para quem imagina que o pilates, esporte da moda, é apenas para adulto, engana-se. Crianças, desde a Educação Infantil, podem fazer uso dos benefícios dessa prática. Segundo a PHD em Método Pilates e professora da FisioCiência Eliane Coutinho, as crianças, nessa faixa etária, buscam atividades que desafiem suas habilidades, percepções e senso de conquista. Nessa linha, o método pilates é totalmente adaptado para esse público e supre esses anseios da criança, desenvolvendo coordenação motora, psicomotricidade, sociabilização com outras crianças e desenvoltura corporal por meio do ganho de flexibilidade, de exercícios do método totalmente selecionados para trabalhar o corpo dela sem gerar sobrecargas articulares ou musculares.

 

Ela explica também que por meio de exercícios nos equipamentos ou com acessórios, como bola, bosu, rolo e fita de suspensão, os ganhos e limitações podem ser mais compartilhados. “O pilates como forma de exercício físico para crianças de até 5 anos de idade pode melhorar e manter o peso da criança, melhorar as habilidades motoras, o aprendizado e a atenção, podendo também melhorar a pressão arterial e a resistência à insulina, a composição óssea, além de promover maior disposição e felicidade”, comenta Eliane.

 

Sobre a faixa etária inicial para a prática do esporte, ela comenta que os benefícios são vistos em qualquer idade, desde que as crianças sejam independentes fisicamente (andam, corram, respondam a comandos como sentar, deitar, ficar em pé e agachar). Contudo, os benefícios aumentam à medida que a disciplina e a cooperação da criança amadurecem neuropsicologicamente e sua motricidade aumenta, que ocorre em média aos 7 anos. “Quanto mais jovens as crianças (abaixo de 7 anos), maior deverá ser o preparo do professor de Pilates para usar os exercícios de forma lúdica e mantê-las conectadas às aulas”, ressalta a PHD.

 

 

Fotos: Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 128