O verão vem aí!

Em 21 de dezembro começa a estação mais quente do ano. Veja como refrescar os alunos

Da Redação | Foto: Revista Educação Infantil | Adaptação web Isis Fonseca

O verão vem aí

Celebrar cada uma das estações do ano conecta as crianças com o mundo que as rodeia e com toda a natureza. Para a pedagogia Waldorf, por exemplo, estas festas sazonais marcam a mudança da luz, a relação da Terra com o Sol, a ligação com aquilo que é universal no ciclo do ano.

As estações são como a respiração da Terra e ajudam o ser humano na busca do equilíbrio. “No verão, a alma humana tende a ser mais passiva. A tendência é de ser mais sonhador. O homem recebe a luz que está fluindo para si a partir do cosmos. O mundo espiritual divino revela-se. A luz é a sabedoria espiritual. O intelecto fica mais lento e a alma se abre para a luz e o calor”, relata Maria Chantal Amarante, professora de jardim de infância Waldorf.

Tendo em vista a importância do entendimento da criança sobre a sequência do tempo, as mudanças e fenômenos naturais e do senso de preservação da natureza, conhecer as estações, suas características, vestuários, alimentação e influências se torna essencial para a relação das crianças com o meio.

Confira a sugestão de atividade para o verão da arte-educadora, Rosa Maria Rodrigues, na Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 168!