O Leão e o Ratinho

Veja como trabalhar conceitos matemáticos a partir dessa famosa fábula!

Da Redação | Fotos: Carlos Ricon | Adaptação web Isis Fonseca

Quem nunca ouviu uma fábula? Essas histórias curtas e com uma moral no final fazem parte de nossas vidas e aprendemos com elas. Mas é possível usá-las para aprendizados ainda maiores como os da Matemática, por exemplo.

Segundo Nivian de Almeida Alves, professora do Colégio Scaranne, as crianças aprendem observando e imitando o que vivenciam. Em sala de aula a fábula é uma ferramenta muito utilizada para o aprendizado das crianças. Ao ouvirem uma fábula, elas têm a oportunidade de refletir sobre suas atitudes e valores, tanto no relacionamento com amigos e colegas, quanto com os familiares.

Mas por meio da história O Leão e o Ratinho, além de trabalhar valores, Nivian preparou também atividades voltadas para a Matemática, desenvolvendo conceitos de adição e subtração e sequência de cores.

O Leão e o Ratinho

Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo da sombra boa de uma árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou. Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu debaixo da pata.

Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora. Algum tempo depois o leão ficou preso na rede de uns caçadores.

Não conseguindo se soltar, fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva. Nisso apareceu o ratinho, e com seus dentes afiados roeu as cordas e soltou o leão.

Moral: uma boa ação ganha outra.
Do livro: Fábulas de Esopo – Companhia das Letrinhas

Atividade I – Contação de histórias

Conte a história por meio de um painel.

Materiais

  • 1 metro de TNT;
  • Desenhos do cenário em E.V.A. (árvores, grama, nuvens);
  • 1 bichinho de pelúcia (leão);
  • 4 ratinhos (E.V.A.);
  • Pregadores.

Procedimento

Cole os desenhos do cenário e o leão no TNT. Recorte e cole uma tira fina de E.V.A. entre a árvore e o leão, assim terá o caminho dos ratinhos para se aproximar e fugir do leão. E para os ratinhos se locomoverem na história, cole pregadores atrás deles.

Atividade II – Noção de Matemática

“Vieram uns ratinhos passear em cima do leão, e ele acordou. Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu debaixo da pata”.

Materiais

  • 10 ratinhos em e.v.a.;
  • 1 pata de leão em e.v.a.

Procedimentos

Cole os desenhos do cenário e o Leão no TNT. Recorte e cole uma tira fina de E.V.A. entre a árvore e o leão, assim terá o caminho dos ratinhos para se aproximar e fugir do Leão. E para os ratinhos se locomoverem na história, cole pregadores atrás deles.

Exemplo

“O leão prendeu 4 ratinhos na sua pata.”

– Colocar 4 ratinhos (noção de adição).

“2 ratinhos conseguiram fugir”

– Tirar 2 ratinhos da pata do leão (noção de subtração). Quantos ratinhos ficaram presos?

Adaptado de Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 155

Tenha acesso a atividades novas e criativas assinado a Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil!

o-leao-e-o-ratinho