O corpo e mundo

Aprenda como trabalhar com seus alunos atividades que desenvolvam a psicomotricidade

Da Redação | Fotos: Itaci Batista | Adaptação web Isis Fonseca

corpo humano

A psicomotricidade é um campo da pedagogia que engloba as interações do corpo humano com o exterior e estuda suas relações com o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Os conceitos complexos, que envolvem principalmente o desenvolvimento da coordenação motora, são trabalhados no ambiente escolar de diversas maneiras.

Em atividades lúdicas, educadoras aprimoram o conhecimento das crianças sobre o próprio corpo. Um dos componentes curriculares do Colégio Ápice, especializado em Educação Infantil, é Movimento, área que trabalha com conceitos da psicomotricidade. Maria Rocha, coordenadora pedagógica, conta que as ações voltadas ao conhecimento e domínio do próprio corpo são realizadas de diversas maneiras. “A criança exercita sua coordenação motora a todo tempo”, diz a especialista.

Permitir que a criança explore o ambiente ao seu redor é fundamental para o seu desenvolvimento. De acordo com a professora Cristina Carvalho, coordenadora do Joaninha, unidade de Ensino Infantil do Colégio Joana D’Arc, a exploração é importante para a criança adquirir confiança em si mesma e desenvolver força muscular.

A superproteção, como não deixar a criança subir na cadeira para alcançar algum objeto, prejudica o desenvolvimento e, de acordo com a especialista, é até perceptível: “Alunos superprotegidos costumam ser mais inseguros e, por isso, menos autônomos.”

Música é vida!

Podemos buscar nas brincadeiras o exercício livre de habilidades essenciais ao desenvolvimento da criança, e o movimento natural dela será o ponto de partida no trabalho do ritmo musical. Por isso, estimularemos e ajudaremos a incluir canções em seus movimentos naturais. Mediante o som da música, a criança também adaptará e sincronizará o ritmo de seus movimentos a um ritmo musical proposto pela professora.

Atividade I

As crianças dançam algumas músicas. Enquanto dançam, a professora dará algum comando que deverá ser feito quando a música parar. Por exemplo: deitar no chão e juntar os pés com o do amiguinho, dar um abraço no amigo, colocar a mão no joelho do amigo, fazer massagem no ombro do amigo, sentar e encostar as costas com as costas do amigo, e assim por diante. Em seguida, para finalizar a atividade desse dia, as crianças dançarão em duplas uma música do mesmo CD, escolhida por elas, mas terão que segurar uma bola com seus troncos até finalizar a canção, fazendo o possível para não deixá-la cair.

Atividade II

Apresentar para as crianças a música A Serpente. Ao apresentá-la, a professora poderá iniciar uma serpente dançando pela quadra e, cada vez que a música chegar no trecho “você também faz parte do meu rabão” , uma criança passa no meio das pernas de todos que estiverem na serpente até chegar no fim.

Atividade III

Dança do bambolê: para cada criança, haverá um bambolê no chão e, ao som de músicas, elas dançarão livremente pela quadra. Quando a professora parar a música, as crianças devem entrar no bambolê. A cada nova rodada, a professora tira um bambolê da brincadeira e, quando a música parar novamente, a criança que ficou sem bambolê deve entrar em outro bambolê, mesmo que já esteja ocupado. A brincadeira será finalizada quando sobrarem três bambolês no chão, para evitar que as crianças se apertem demais e acabem se machucando.

Atividade IV

Brincar de ovelhas e lobos: uma criança é o lobo e as outras são as ovelhas. Ao som de uma música rápida, as ovelhas saem de seus refúgios (bambolês) para passear. Quando o ritmo mudar para o som de uma música lenta, sai o lobo para capturar as ovelhas, que devem voltar correndo para seus refúgios.

Atividade V

As crianças formarão uma roda e, no centro, haverá uma bola. Ao som das músicas do CD Quem Canta Seus Males Espanta, as crianças dançarão de mãos dadas e, ao mesmo tempo, deverão chutar a bola uns para os outros, tomando cuidado para não deixar a bola sair de dentro da roda.

Adaptado de Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 113!