Novo ano letivo!

Início do ano letivo na Educação Infantil: um período de descobertas, adaptação e tolerância

Da Redação | Fotos Carlos Ricon | Adaptação web Isis Fonseca

Novo ano letivo

Com a aproximação de mais um ano letivo, muitas expectativas surgem, pois é chegada a hora de recomeçar, arrumar a casa e planejar ações que causem boa impressão e oportunizem a empatia entre os pares logo nas primeiras semanas de aula. Segundo a especialista em Educação Infantil e psicopedagogia, Denise Tinoco, a primeira etapa da educação básica carrega um misto de expectativa e angústia.

“Pensar sobre a nova turma, suas especificidades, necessidades daqueles que precisam de mais atenção, cuidar do espaço físico, organizar atividades que propiciem uma adaptação do grupo e de cada criança nele inserido, devem fazer parte do momento de preparação para a ‘Volta às Aulas’”, comenta Denise.

Para um bom início de ano, essa matéria traz dicas de ações para o planejamento que antecede as aulas e as atividades que podem ser feitas logo nos primeiros dias com o objetivo de ter um melhor acolhimento e uma adaptação efetiva dos alunos.

Planos de ensino e de aula

Os Planos de Ensino e Planos de Aula devem ter uma atenção especial dos professores. Segundo Denise, para elaborá-los de forma eficaz, torna-se necessário responder à pergunta: “O que trabalhar, para quem e como?”. Nesse sentido, buscar informações nas Fichas de Anamnese e de Matrícula pode dar algumas pistas.

É importante também ler documentos oficiais e Diretrizes para a Educação Infantil (Ministério da Educação e Cultura – MEC), pois estes ajudam a pensar sobre o macro e direcionar o fazer cotidiano, com responsabilidade.

Outras ações também fazem parte de um planejamento cuidadoso e competente como avaliar o ano que terminou, destacar as melhores abordagens, conhecer os conteúdos que serão dados, verificar sua importância junto ao ambiente educativo, (re)descobrir melhores estratégias para o cotidiano e repensar o ambiente educativo, junto ao espaço físico existente.

Comece o novo ano letivo com muito planejamento, garanta sua Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 169!

novo-ano-letivo

Novo ano letivo