Noções de economia para os pequenos

Como montar um bazar na escola que estimule o aprendizado sobre o sistema monetário e comercial

Adaptação web Caroline Svitras

 

Vivemos em uma sociedade capitalista, em que as pessoas, se assim desejarem ou puderem, têm a possibilidade de ter sua própria empresa e, assim, produzirem produtos ou serviços e venderem a outras pessoas. E o que se ganha com essa venda, abatido o custo de produção e de materiais, é chamado de lucro, que pertence à empresa.

 

Essa descrição é uma das características fundamentais do capitalismo e que demora até um indivíduo em fase escolar estudá-lo, porém, parte fundamental na vida de todos. Entender esse processo não é uma tarefa fácil, mas deve ser sempre estudado, pois, assim, todos podem refletir sobre esse sistema e agir de forma mais consciente sobre ele, além de entender diversos outros processos que ocorrem na sociedade.

 

Compreender como um produto é feito, como ele é precificado, como as empresas agem para tornar produtos e serviços objetos de desejos das pessoas é essencial e alguns desses conceitos podem ser trabalhados com crianças da Educação Infantil, mesmo que de forma mais superficial.

 

Trabalhar questões como compra e venda, consumo e sistema monetário é um desafio para o professor de Educação Infantil, mas a professora do Colégio Franscarmo, Jacqueline Ramalho, conseguiu concretizar esses temas e colocar em prática um projeto sobre isso, por meio de um Bazar de Brinquedos de Sucatas. Veja como:

 

 

Adaptado do texto “Empreendedorismo em alta: quem quer comprar?”

Fotos: Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 126