Metamorfose da borboleta

Veja como fazer os pequenos entenderem o fenômeno que transforma a lagarta em borboleta

Da Redação | Adaptação web Caroline Svitras

Um dos momentos mais belos é poder observar o nascimento de uma borboleta. Além da beleza da cena, é incrível saber que de uma lagarta, muitas vezes, temida, possa nascer algo tão deslumbrante, colorido e belo. Ao trabalhar atividades relacionadas aos animais de jardim, a professora Kelliane Roque percebeu um grande interesse de seus alunos pela borboleta, dado suas cores e contato com as flores. Por meio disso, decidiu realizar um trabalho que enfatizasse a vida desse belo animal… assim, surgiu o projeto “Era lagarta, agora é borboleta?”.

 

Outra justificativa é que, tendo em vista os questionamentos das crianças sobre o processo de metamorfose, elas poderão refletir sobre o funcionamento da natureza e a relação que o homem estabelece com ela, o que lhes possibilitará, entre outras coisas, ampliar seus conhecimentos, rever e reformular as explicações que possuem sobre eles. Com isso em mente, o projeto foi desenvolvido com a turma de nível V da Escola Municipal Aluísio Alves Goianinha (RN), em três etapas.

Primeira etapa

1- Converse com os seus alunos sobre o que conhecem sobre a borboleta, se ela voa, quais são suas cores, por onde ela anda etc.

2- Faça uma roda de histórias e conte o livro O Nascimento da Borboletinha, ajudando assim, as crianças a terem um conhecimento inicial de como ocorre o processo de metamorfose.

3- Após a história, converse com as crianças e dê a elas a oportunidade de expressar o que entenderam e, em seguida, com uso de massa de modelar, peça para que elas demonstrem as fases da transformação da lagarta em borboleta. As crianças devem modelar o ovo da borboleta, a lagarta, o casulo e a borboleta.

4-Leve as crianças a uma biblioteca e separe alguns livros que mostre o processo de metamorfose, deixando que as crianças folheiem essas obras.

Segunda etapa

5- Leve as crianças à sala de música e reproduza a música A Metamorfose da Borboleta da Turma do Cocoricó, a qual enfatiza de forma divertida as fases da transformação da lagarta em borboleta.

6- Quando elas estiverem familiarizadas com a música, peça para que cantem e encenem o que a composição diz.

7- Para facilitar esse processo, continue trabalhando com um livro informativo que detalhe a reprodução das borboletas e peça para que desenhem o que aprenderam.

 

Terceira etapa

8- Reproduza um vídeo que mostre a metamorfose da borboleta acontecendo fase a fase, além de explorar imagens de alguns tipos de borboletas e o lugar onde elas se encontram.

9- Se puder, também fale a respeito da maior borboleta do planeta e, assim, perceber o quanto o homem influencia a natureza, visto que essa borboleta é caçada para a venda e está ameaçada de extinção.

10- Para finalizar, peça para as crianças apresentarem às outras turmas o que aprenderam sobre o tema, por meio de imagens desenhadas por eles e colocadas em uma caixa que, enquanto você gira a folha, as imagens vão surgindo como na televisão.

 

Fotos: Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 112