Incentive as crianças a conhecer sua cidade!

Projeto voltado para o conhecimento do próprio município favorece muito mais que o aprender novas informações

Fotos: Itaci Batista | Adaptação web Caroline Svitras

Com o objetivo de promover aos alunos o conhecimento das características que definem o município em que a criança vive, a professora Tatiana Carlos da Silva Santos, do Colégio Nossa Senhora do Morumbi, desenvolveu um projeto em que seus alunos da Educação Infantil puderam aprender mais sobre a cidade em que vivem, São Paulo. Ou seja, oportunizar as crianças a desvendarem lugares, belezas, segundo ela, por vezes esquecidas é resgatar Elementos constituintes da identidade. De acordo com Tatiana, faz-se necessário apresentar às crianças os vários aspectos que formam a sociedade na qual estão inseridas, de modo a garantir-lhes o conhecimento do meio que a Cerca e que a faz membro do grupo. “Praças, supermercados, campos acabam se tornando espaços pouco frequentados ou conhecidos por figuras, televisão ou ainda assumem uma utopia do imaginário da criança”, comenta ela e justifica: “O intuito com o projeto é desvendar este mundo muitas vezes limitado pela falta de exploração do meio em que vivem.”

 

Conteúdos de aprendizagem

Temas geradores elencados para serem explorados no decorrer do projeto. É importante destacar que poderão ocorrer mudanças na lista e novos temas poderão ser incorporados, tanto quanto alguns dos elencados poderão ser suprimidos.

Dicas:

Na minha cidade tem Supermercado!
Na minha cidade tem Igreja!
Na minha cidade tem Rádio!
Na minha cidade tem Escola!
Na minha cidade tem Posto de Saúde!
Na minha cidade tem Padaria!
Na minha cidade tem Bombeiro!
Na minha cidade tem Praça!
Na minha cidade tem Prefeitura!
Na minha cidade tem Sorveteria!

 

Como desenvolver

Livros de histórias, tinta guache, pincel, lápis, cola, sucatas (diversas), CDs, aparelho de som, giz de cera, canetinha, argila, figuras dos temas estudados, retalhos de tecidos diversos, pratinhos, caixas de diversos tamanhos.

 

Materiais necessários

1. Faça uma roda de conversa com os alunos falando sobre o projeto e a cidade, levante o conhecimento prévio que eles têm sobre ela e liste os temas a serem trabalhados.

2. Realize uma apresentação (data show, por exemplo; ou Power-Point, no computador) com fotos dos principais pontos da cidade, como igrejas, praças, escolas, shopping etc. Com isso, os alunos poderão reconhecer diferentes lugares e identificar que atividade pode ser realizada nesses locais.

3. Caixa de Memórias Itinerante – na caixa de memórias de São Paulo, por exemplo, foram reunidos livros, fotos, mapas, CDs, objetos, folders, catálogos e cartões postais relativos à história da cidade – o mesmo pode ser feito com qualquer localidade. Ela Tem uma função cultural, pedagógica e lúdica, podendo ser explorada coletivamente pela turma, por pequenos grupos e individualmente. Nessa etapa do projeto, faça um rodízio dessa caixa. Cada semana uma criança leva para casa e explora o seu conteúdo em família. Os pais deverão fazer um pequeno relatório de como se deu esse momento e enviar ao professor para ser relatado em roda.

4. Em roda de conversa, os alunos deverão relatar como foi conhecer a Caixa de Memórias com suas famílias. Essa experiência tem como objetivo inteirar a família com a escola, relatar histórias e expor experiências da família sobre os lugares da cidade.

5. Hora de cantar! As crianças ouvirão o hino da cidade e sua bandeira.

 

Produto final

  • Confeccione alguns pontos comerciais da cidade com sucata.
  • Produza cartazes informativos.
  • Modele pontos importantes da cidade com argila, massa de modelar ou outro material que o professor deseje trabalhar.
  • Exponha, em sala de aula, os trabalhos confeccionados.

Nesse momento, os alunos poderão desenvolver a criatividade e a socialização, ampliar a capacidade de criar e produzir, valorizar as produções próprias e as dos colegas e valorizar essas produções.

 

Adaptado do texto “Na minha cidade tem…”

Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 127