Imagens e sílabas

A imagem pode ajudar na alfabetização dos alunos que estão aprendendo as sílabas

Da Redação | Fotos Carlo Rincon | Adaptação web Isis Fonseca

Imagens e sílabas

A imagem além de trazer graça e enfeitar a atividade, interage, dialoga com o que está escrito ou deva ser escrito. Estabelecendo significado e proximidade entre palavra e imagem. Por meio da imagem realize a leitura e se dedique a decodificar o som da leitura realizada.

  • Por isso, trabalhe com jogos em que o professor mostre uma imagem e os alunos realizem um autoditado escrevendo sobre a imagem mostrada.
  • O professor deve estimular os alunos associarem o som ao grafema. Esse exercício pode ser realizado mostrando imagens de uma mesma família silábica e depois fazer os alunos analisarem o que foi modificando em cada palavra.
  • Feito esse autoditado o professor pode criar uma história com as imagens destacadas e fazer um texto coletivo (outra prática de Linguagem Escrita comum, que pode ser considerada uma ferramenta valiosa no cotidiano da Educação Infantil, se compreendido como uma coprodução na qual alunos e professor trabalham juntos o tempo todo).

Como deve ser o trabalho com sílabas

De acordo com Josele e Liliane existem três pontos importantes que o professor não deve perder de vista ao ensinar a família silábica: o trabalho deve ser significativo, produtivo e desafiador. Isso só se torna possível apresentando as sílabas em diferentes tipos de atividades:

  • Atividades de ensino-aprendizagem (permitir aos alunos adquirirem conhecimentos novos);
  • Atividades de aplicação (repetir o conteúdo ensinado em atividades de aplicação (repetir o conteúdo ensinado em atividades que os alunos experimentem consolidar o novo conhecimento);
  • Atividade de avaliação (atividade que leve a diagnosticar o que o aluno é capaz de fazer sozinho e o que ainda precisa de ajuda para realizar);
  • Atividade de leitura (atividade que leve o aluno a pensar no som da palavra, a passo de compreendê-la);
  • Atividade de escrita (atividade que leve o aluno a pensar no sinal gráfico capaz de representar aquele som).

Vale ressaltar, que deve-se iniciar o trabalho com atividades curtas, para não gerar cansaço e desmotivação. Diversificar o trabalho na apresentação das sílabas, não precisando apresentar todas as sílabas com os mesmos tipos de atividades, pois não existe nada desafiador nisso, além de ser exaustivo e mecânico.

Ambiente!

Também é importante que o professor prepare o ambiente para promover essas atividades. Quem trabalha ou já trabalhou com a Educação Infantil percebe que as rodas de conversa assumem um papel significativo no planejamento desta modalidade de Ensino, desse modo, inúmeros educadores sustentam a preocupação de conversar com as crianças em grupo com o intuito de desenvolver a oralidade.

Adaptado de Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 155

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