Faça experiências que mostram o ciclo de vida dos animais

Sequência de atividades práticas ajudam as crianças a entender o crescimento de bebês e o processo de metamorfose dos sapos

Foto: Itaci Batista | Adaptação web Caroline Svitras

 

 

O estudo de ciências na idade pré-escolar pode parecer um desafio, mas se bem planejado e articulado pelo professor, pode ser um dos temas mais divertidos para os alunos, pois os temas trabalhados são, geralmente, muito curiosos para eles. Segundo Alessandra Arce, doutora em Educação Escolar e uma das autoras do livro Ensinando Ciências na Educação Infantil – Descobrindo-se e Descobrindo o Mundo, essa disciplina deve ser trabalhada de forma intencional, procurando ajudar as crianças a descobrirem e entenderem o mundo que as rodeia. “Os professores devem ter em mente que trabalhar Ciências é uma forma privilegiada de desenvolver a criatividade das crianças. Esse ensino deve estar sempre apoiado em experimentos de natureza prática”, comenta ela.

Veja algumas atividades práticas sugeridas por Alessandra que ajudam os pequenos a entender o crescimento de diversos animais até a fase adulta e o processo de metamorfose dos sapos.

 

 

Adaptado do texto “De bebês até adultos”

Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil