Faça as crianças aprenderem as letras com histórias!

Aproveite essa história clássica e ensine a família silábica do F

Adaptação web Caroline Svitras

 

Segundo Nivian de Almeida Alves, professora de Educação Infantil do Colégio Scaranne, trabalhar com contos, fábulas e histórias infantis na Educação, além de incentivar o hábito da leitura, leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos. Também abre caminho para aquisição de informações, conhecimentos e novos aprendizados. Pensando nessas vantagens, ela utilizou essa ferramenta para a apresentação da família silábica do F. “Utilizei a história do João e o Pé de Feijão e acrescentei detalhes instigando os alunos quanto aos feijões que nasceram nessa história”, conta ela. Veja como Nivian colocou em prática e como você pode fazer o mesmo:

 

 

Primeira etapa

Conte a história original. Em seguida, faça o reconto da história revendo alguns detalhes, como, por exemplo: “Quando João cortou o pé de feijão, conseguiu coletar alguns feijões e notou que eles eram diferentes, pois continham letrinhas.”

 

 

 

Segunda etapa

Peça ao aluno mostrar os feijões e suas letras. “Para descobrir como nasceram esses feijões tão diferentes, vamos voltar na nossa história para descobrir como eram os feijões ‘mágicos’ que João recebeu do mercador.”

 

 

Terceira etapa

Apresente um saquinho de TNT representando o saquinho de feijão de João e mostre que cada feijão contém uma letra F, e os demais, as vogais A, E, I, O, U e o ÃO. O professor poderá representar um cientista, e informar aos alunos o que descobriu: “Quando a mãe de João lançou os feijões pela janela, eles caíram em boa terra e durante a germinação houve a união de algumas letras, nascendo os feijões FA, FE, FI, FO, FU e FÃO, que é conhecida como família silábica do F.”

 

 

Atividade 1 – Bingo

 

Materiais:

  • Cartelas contendo as vogais, família silábica do F, e a letra F;
  • Feijões em E.V.A.;

Distribua uma cartela para cada aluno e doze feijões em E.V.A. A professora ficará responsável em cantar as letras do bingo de forma aleatória. Conforme a letra ditada, o aluno deverá assinalar na cartela a letra sorteada com um feijão.

 

Atividade 2 – Meu pé de feijão

Materiais:

  • 1 copo descartável
  • Algodão
  •  3 feijões

Umedeça o algodão com água. Forre o fundo do copo com o algodão umedecido. Coloque seus feijões sobre o algodão. Agora é só acompanhar o processo de germinação e o crescimento da plantinha. Lembre-se: para que o processo ocorra sem problemas, o algodão não pode ficar seco, o feijão não pode tomar muito sol e é preciso tomar cuidado com insetos, que podem entrar no copo.

 

 

Adaptação do texto “João e o Pé de Feijão”

Fotos: Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 136