Ensine seus alunos a diferenciar os meios de transporte e suas classificações

Fotos: Itaci Batista | Adaptação web Caroline Svitras

 

 

Você consegue imaginar a vida na Terra sem invenções como bicicleta, carro, navio, avião e trem? Essas máquinas, inventadas em diferentes épocas, foram evoluindo com o tempo para atender às necessidades da humanidade – são o que chamamos de meios de transporte.

Os meios de transporte são classificados da seguinte forma: terrestre, aquático e aéreo. Além de serem fundamentais para levar as pessoas de um lugar para outro, eles são importantíssimos para transportar diversos tipos de carga, como alimentos, matéria-prima para a produção de vários produtos, medicamentos etc.

A professora Nadja da Silva Menezes, do Colégio Nossa Senhora de Fátima, desenvolveu um projeto com os seus alunos que ajuda a identificar esses transportes e a classificá-los.

 

Desenvolvimento

1ª etapa: estimule uma roda de conversa sobre o projeto.

2ª etapa: promova pesquisa no laboratório de informática sobre os meios de transporte.

3ª etapa: faça dobradura de um barco, avião e um carro e peça para as crianças decorarem com diversos materiais (você também pode fazer de outras máquinas, caso deseje).

4ª etapa: monte um cartaz  com ajuda da turma relacionando todos os tipos de meios de transporte – pode ser com recortes que as próprias crianças procuraram em revistas e livros.

5ª etapa: elabore um outro cartaz separando os meios de transportes em “terrestres”, “aquáticos” e “aéreos” com todos os materiais produzidos pelos alunos.

 

 

6ª etapa: em seguida, prepare um painel com as dobraduras produzidas pelos alunos.

7ª etapa: uma opção é fazer um outro cartaz com os meios de transporte escolhidos pelos alunos, só que com desenhos e pinturas – e algumas curiosidades sobre eles.

8ª etapa: ao final, monte uma exposição com meios de transporte de brinquedo – todos podem participar.

 

 

Dica

Você também pode pedir aos seus alunos que construam um submarino e um trem com material reciclado. Veja uma opção que fica bastante parecida:

 

Sugestões de atividades – Avaliação

A avaliação será feita por meio de registro, por parte do professor, com relação à participação e aprendizagem dos alunos diante das atividades propostas durante o projeto.

 

Adaptado do texto “Que máquinas são essas?”

Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 128