Ensine outros idiomas aos pequenos com música!

Com música sobre os animais da fazenda, alunos aprendem novos vocabulários em inglês

Fotos: Fernando Pereira | Adaptação web Caroline Svitras

 

 

Por meio de músicas infantis, as crianças têm contato com a cultura de outra língua, expandem seu vocabulário e acostumam-se com a sonoridade da língua inglesa. Segundo a escritora e psicopedagoga Betina Serson, as músicas infantis possuem um ritmo fácil e repetição que facilitam o aprendizado de uma forma lúdica. A música Old MacDonald, em especial, apoia na aprendizagem dos diferentes sons que os animais de uma fazenda fazem. Esta é a terceira edição em que Betina dá dicas de como trabalhar com a língua inglesa por meio das músicas infantis. Veja as sugestões de atividades práticas que podem ser trabalhadas, adapte e utilize sempre esse tema em suas aulas.

 

Vocabulário:
Old – velho, horse – cavalo, duck – pato, pig – porco, cow – vaca, farm – fazenda, here – aqui, there – ali, everywhere – em todo lugar, his – dele.

 

Old MacDonald Had a Farm (O Velho MacDonald tinha uma fazenda)
Old Macdonald had a farm, E-I-E-I-O (Velho
Mac Donald tinha uma fazenda)
And on his farm he had a cow, E-I-E-I-O (E na
fazenda dele tinha uma vaca)
With a “moo-moo” here and a “moo-moo”
there (Com um “moo-moo” aqui e um “moo-
-moo” ali)
Here a “moo”, there a “moo” (Aqui um
“moo”, lá um “moo”)
Everywhere a “moo-moo” (Em todo lugar um
“moo-moo”)
Old Macdonald Had a Farm, E-I-E-I-O (Ovelho
MacDonald tinha uma fazenda)
Old Macdonald had a farm, E-I-E-I-O
And on his farm he had a duck, E-I-E-I-O ( E na
fazenda dele tinha um pato)
With a “quack,-quak” here and a “quack-
-quack” there
Here a “quack-quack”, there a “quack-quack”
Everywhere a “quack-quack”
Old Macdonald had a farm, E-I-E-I-O
Old Macdonald had a farm, E-I-E-I-O
And on his farm he had a horse, E-I-E-I-O (E
na fazenda dele tinha um cavalo)
With a “neigh, neigh” here and a “neigh, neigh”
there
Here a “neigh”, there a “neigh”
Everywhere a “neigh, neigh”
Old Macdonald had a farm, E-I-E-I-O
(Cantar no mesmo ritmo da música O Sítio do
Seu Lobato)

Animal masks (máscaras de animais)

A professora irá cortar círculos em cartolina branca e, depois, cada criança irá escolher o animal da música que deseja produzir uma máscara. Para isso, na mesa, terá tinta rosa (para o porco), marrom (para o cavalo), amarela (para o pato) ou lã nas diferentes cores. Depois das máscaras prontas, a professora irá colar um palito de sorvete para as crianças as segurarem. As crianças cantarão a música com a professora e, durante esse momento, farão os sons conforme as suas máscaras. Só poderão fazer os sons se tiverem com as máscaras correspondentes.

Dica esperta!
Em vez de ter apenas a cartolina branca. Prepare antecipadamente os moldes das máscaras de cada animal e peça para as crianças apenas pintarem o que desejam representar.

Animal noises (sons dos animais)

A professora vai sentar com as crianças em uma mesa e vai dar um pouco de massinha para cada um. Depois, ela irá fazer os sons dos animais da música e as crianças irão dizer qual é o animal e representá-lo com a massinha.

Adaptado do texto “Old MacDonald Had a Farm”

Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 134