Enfeite-se para o carnaval

Enfeite e máscara para o divertido baile na escola

Fotos: Itaci Batista | Adaptação web Caroline Svitras

 

A Grécia é o país que deu origem ao carnaval, em meados dos anos 600 a 520 a.C. Já no Brasil, as festividades de carnaval se iniciaram em meados do século 17, influenciadas pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa, por meio de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas.

 

Somente no século 19 que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas de forma semelhante à de hoje. A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país.

 

Os famosos bailes que acontecem nas ruas também são reproduzidos no ambiente escolar e as crianças se fantasiam e dançam ao som das marchinhas, aprendendo, desde cedo, um pouco sobre essa data comemorativa tão importante no país.

 

Trabalhá-la de forma pedagógica também é importante e isso pode ser feito por meio da dança, trabalhando o desenvolvimento corporal, bem como a criatividade e a imaginação, por meio da escolha e da criação das fantasias e na produção de enfeites para a escola, assim como as famosas máscaras carnavalescas.