Educação esportiva nas escolas

O desenvolvimento de uma criança não se resume apenas às capacidades intelectuais, mas também ao seu corpo e o que ele pode fazer ao ser estimulado

Fotos: Itaci Batista | Adaptação web Caroline Svitras

 

O esporte deve ser introduzido na vida dos pequenos desde cedo. Segundo o coordenador do curso de Eventos da ETEC Atibaia e do Projeto de Tênis na Escola, Michel Delnero, a criança vem ao longo de sua infância apresentando transformações físicas que podem ser bem visíveis por meio da prática de esportes e atividade física. Essas transformações se dão por um processo chamado de desenvolvimento do esqueleto, que faz com que a criança se desenvolva por um processo global, físico e mental. “O esporte entra como papel fundamental na vida dessa criança, no que diz respeito ao aspecto físico, pois desenvolve tanto a parte coordenativa, quanto a parte cognitiva ou mental.”

 

Mas, para a prática do esporte, é preciso desenvolver certas habilidades e, para isso, é necessário uma preparação. Delnero desenvolveu um Programa de Iniciação Esportiva em que coloca a criança para vivenciar situações esportivas e de atividade física, focadas em habilidades que serão construídas e treinadas ao longo do processo. “Introduzir a criança em um esporte ou atividade é fazer com que ela adquira habilidades físicas e psicológicas ainda não utilizadas, como coordenação motora fina, socialização, disciplina, além da possibilidade de correção de diversos males”, explica ele.

 

Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 126