Desenvolvimento motor

Estimule a boa qualidade de movimentos dos seus alunos da Educação Infantil

Habilidades motoras

Quanto o desenvolvimento motor tem sido valorizado e priorizado nas escolas e no cotidiano das crianças, a fim de fazer com que elas tenham uma infância saudável e que estimule todas as suas habilidades e competências? Será que as atividades trabalhadas têm sido realmente efetivas para a evolução delas como seres integrais?

Segundo José Ricardo Martins Machado e Marcus Vinicius da Silva Nunes, especialistas em Psicomotricidade e professores de Educação Física, a escola, entre outras instituições, deveria estimular as crianças para uma boa qualidade de movimentos. E para isso, não enquadrá-las a padrões, mas sim desenvolvendo suas habilidades motoras num contexto de jogo, de brinquedo, no universo da cultura infantil, de acordo com o conhecimento que a criança já possui, num ponto de vista cognitivo e afetivo.

Certos da importância que essa temática tem na Educação Infantil, Machado e Nunes sugerem seis atividades psicomotoras, com objetivos afetivos, de comunicação, de corporeidade e esquema corporal. Veja:

Roda de cumprimentos

Adaptado de Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 165

Da Redação | Fotos Carlos Ricon | Adaptação web Isis Fonseca