De onde vem a chuva?

Crianças compreendem esse fenômeno da natureza e a importância dele para o planeta

Fotos: Carlos Ricon | Adaptação web Caroline Svitras

 

Algumas crianças têm medo da chuva. Mas que tal trabalhar com experiências que mostrem a elas como esse lindo fenômeno da natureza acontece – e por que ele é tão importante! Muitas crianças não conseguem fazer a relação entre os fenômenos, seus motivos e a importância dele em nossa vida. Um projeto ou atividade com esse propósito pode ajudar muito na compreensão sobre o mundo ao redor.

A água nos rios e mares, quando aquecida pelo sol, sobe em forma de vapor e quando esse vapor se condensa nas nuvens e fica muito pesado, a chuva acorre. Explicando dessa forma parece simples, mas não para uma criança. Por isso precisamos usar o lúdico e o concreto para fazê-la entender tudo isso.

Primeira etapa

Faça uma roda de conversa e questione os alunos sobre a chuva. Pergunte o que eles sabem sobre ela, se gostam, se já tomaram banho de chuva e quais os seus benefícios.

 

Segunda etapa

Mostre para as crianças um mapa e nele aponte alguns lugares do planeta em que chove muito – onde está localizada a Floresta Amazônica, por exemplo; ou que chove muito pouco – como o deserto do Saara (quente), ou o deserto do Atacama (Frio). Você também pode mostrar imagens desses lugares para que as crianças possam fazer relações com as descrições apontadas.

Outro local que merece destaque é o Sertão Nordestino, que possui baixos índices pluviométricos anuais. Mostre imagens e explore canções que falem sobre o assunto, como Asa Branca, de Luiz Gonzaga. Ao trabalhar a música, comente e ajude as crianças a interpretá-la. Depois disso, peça para fazerem um desenho sobre o assunto. Você pode inclusive trabalhar coreografias, ou uma peça de teatro baseada em cenários e descrições.

 

Terceira etapa

Mostre como a chuva se forma. Uma forma de representar isso é fazendo uma experiência de chuva artificial, que representa de forma micro, o que acontece na natureza.

 

 

Quarta etapa

Depois disso, fale sobre a importância da chuva para a natureza: alimentação dos animais e seres humanos, crescimento e desenvolvimento das plantas etc. Peça também para as crianças dizerem tudo o que elas fazem que precisa de água. Você pode inclusive organizar um momento para que as crianças plantem a muda de uma plantinha e devem cuidar da mesma diariamente, aguando e colocando-a ao sol. Assim as crianças entenderam a importância da água para a vegetação.

 

Adaptado do texto “Fazendo chover”

Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 159