Aprendendo sobre a Cultura Indígena

Aproveite para juntar cultura, diversão e aprendizado na sala de aula

Da Redação | Foto: Divulgação | Adaptação web Isis Fonseca

Cultura Indígena

De acordo com Simone da Silva Viana, professora do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá, tanto a Nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de 1997 enfatizam a ideia de diversidade cultural, múltiplos olhares sobre a cultura e a história do patrimônio
material e imaterial do Brasil.

Isso permite aos professores ampliar estes temas, resgatando lendas e tradições regionais, pesquisas de fontes históricas, assim como discussões a respeito da diversidade cultural e narrativas cotidianas.

Ela explica que a cultura é plural, implica sujeitos, valores, manifestações artístico-culturais e materiais, imaginário social, identidade, conhecimento, relações de poder, religião etc.; oportunizando, assim, várias possibilidades de projetos interdisciplinares, girando em torno de grandes temas, como: Identidade e Pluralidade; Cultura de massa e Consumo; Patrimônio e Herança Cultural; Cultura e Cidadania.

“Todos estes temas estão interligados, valorizando a cultura no cenário educacional. Assim sendo, a cultura configura um mundo de símbolos, que atribui  significados e delimita a forma como se lê, se sente, se vive; definindo a maneira de ser e de agir do indivíduo”, diz.

Para conferir dicas de atividade para incluir a cultura indígena na sala de aula, garanta já sua Revista Educação Infantil Ed. 168.

cultura-indigena

Cultura Indígena