Contos infantis para os pequenos

Aproxime seus alunos do universo letrado por meio da contação de histórias

Fotos: Itaci Batista| Adaptação web Caroline Svitras

 

Contar histórias deixou de ser um simples ato de brincadeira, mas uma ferramenta trabalhada fortemente nas escolas de Educação Infantil como forma de trabalhar diversas competências e habilidades em seus alunos. Com o objetivo de aproximar as crianças do universo letrado, a professora e diretora Luciana Zilling, do Centro de Educação Infantil, desenvolveu o projeto “Contos e Encantos”, em que são apresentados vários contos infantis, nas versões tradicionais e conhecidas pelas crianças, como também as versões atualizadas. Além de servir como modelo de leitor, o educador prepara a criança para a aprendizagem da leitura e escrita, de maneira lúdica e criativa. “Devemos lembrar que o sucesso na alfabetização depende também dos estímulos que a criança recebe na Educação Infantil”, conta ela.

 

De acordo com Luciana, o hábito de ouvir e contar histórias faz parte da nossa cultura. E esse hábito está relacionado ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e a de se expressar. “A leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado, por isso é importante familiarizá-la com as histórias, ampliando seu repertório. Isso é possível mediante o contato com os textos desde pequenino, participando de diferentes situações de leituras”, explica ela. O projeto “Contos e Encantos” é desenvolvido da seguinte forma:

 

1. Uma vez por mês a casa “Contos e Encantos” aparece na sala de aula. Nesse dia, sai de dentro da casa um livro de contos (contos tradicionais ou versões atualizadas) e os fantoches relacionados à história do dia.

2. Após a contação da história é sugerido às crianças uma produção de texto coletiva de um determinado gênero textual, que esteja relacionado ao tema apresentado (um reconto, uma narrativa, uma receita, um convite etc.)

3. O professor será o escriba, transcrevendo o texto para um cartaz que ficará exposto na sala.

4. Esses textos são digitados e cada criança terá uma cópia, no fim do projeto, junta-se todos os textos para montar um livro com as produções da turma.

5. A culminância do projeto será uma apresentação para os pais da obra literária construída pelas crianças.

 

 

Adaptação do texto “Qual o conto de hoje?”

Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 116