Contando histórias com bonecos

Nesta atividade, as próprias crianças constroem os personagens

Da Redação | Adaptação web Caroline Svitras

Contar histórias é uma arte que todos podem aprender, mas quando se trata dessa ferramenta no ambiente escolar, a prática tem que vir com algo “a mais” do que a leitura de uma história qualquer. Elas devem ser escolhidas com uma proposta, um objetivo, seja no processo de alfabetização, seja no aprendizado de alguma informação ou no estímulo à imaginação e à criatividade.

“Todo início de ano pensamos em projetos e atividades que devem ser desenvolvidas para o trabalho com as crianças. Sempre gostei muito  de contar histórias e temos que incentivar, dar o gosto e mostrar que a leitura é importante”, diz a pedagoga Ana Lucia Lemes, professora da Escola Municipal Evandro C. Esquível, de Diadema, São Paulo.

Trabalhar com bonecos pode ajudar a promover mais interesse pelas histórias. E produzi-los estimula diversas competências, já que a criança deverá pensar em materiais, ter a ação na montagem, trabalhando a coordenação motora, e desenvolver a memória. Veja, então, como executar esse tipo de atividade com os seus alunos:

 

Adaptado do texto “Os bonecos são nossos amigos”

Fotos: Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 128