Conhecendo os números

Veja como trabalhar a relação de quantidade e o símbolo numérico

Da Redação | Foto: Carlos Ricon | Adaptação web Isis Fonseca

Conhecendo os números

Já parou para pensar que, em nossas atividades cotidianas, estamos sempre relacionando símbolo numérico com quantidade? Estamos diariamente tropeçando na Matemática em nossos afazeres profissionais, domésticos e educacionais de forma automática.

Mas, para as crianças pequenas, esse é um desafio. Saber a diferença entre números, algarismos, numerais, relacionar essas informações com quantidade e ainda reconhecer os símbolos aritméticos leva tempo.

Segundo Ana Maria Antunes de Campos, autora dos livros Discalculia – Superando as dificuldades de aprender matemática e Jogos Matemáticos – Uma nova perspectiva para Discalculia, definir desde cedo com as crianças o que é número, algarismo e numeral é fundamental para seu processo de alfabetização matemático.

Ela diz que a criança deve compreender, desde a EI, que número é ideia de quantidade, já o numeral é a representação de um número e, por fim, o símbolo que representa esse valor numérico é o algarismo. Para o entendimento dessas diferenças, Ana Maria propôs para a Revista Educação Infantil Ed. 168 seis atividades que contemplam esses conceitos.

Objetivos da atividade

  • Relacionar quantidade e símbolo numérico;
  • Conhecer algarismos diferentes;
  • Trabalhar o raciocínio lógico;
  • Conhecer algumas operações matemáticas.

Faixa etária: a partir de 4 anos.

Prepare-se para o novo ano letivo, assine a Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil.

conhecendo-os-numeros

Conhecendo os números