Combate ao desperdício

Incentive seus alunos apoiando o combate ao desperdício de alimentos com boas práticas de reaproveitamento

Da Redação | Fotos: Itaci Batista | Adaptação web Isis Fonseca

combate-ao-desperdicio

Diversas atividades em prol da boa alimentação têm sido realizadas nas escolas. E a Creche Municipal Profª. Maria Madalena B. Digiovani não deixou de fazer sua parte nesse sentido.

As professoras responsáveis pelo projeto, Idalina Roza dos Santos, Kellen Saitis Kinochita Gino, Mariana Gomes Mastronicola e Maria Nilva Martin Trevisan, com a nutricionista Ana Karina Pasquineli Calheiro, comentam que o interesse em trabalhar com esse tema partiu, em um primeiro momento, da observação dos alunos durante as refeições, em que diariamente algumas crianças recusam prová-las, o que causava um grande desperdício, mesmo sendo preparadas com todo o capricho.

Além disso, as professoras decidiram unir esse projeto a uma preocupação do Ministério da Saúde com a melhoria da qualidade da alimentação escolar, visando combater o avanço da obesidade infantil. Estimativas apontam que cerca de 525 mil crianças e 140 mil adolescentes têm obesidade mórbida no Brasil.

1. Junto às crianças, em uma roda de conversa, crie um pacto com elas e elabore um quadro com três Mandamentos da Responsabilidade Social.

2. Faça um bolo, explorando as cores, a textura, os sabores de cada ingrediente, as primeiras noções de medidas, a quantidade e a temperatura (quente e frio).

3. Assista com os pequenos os vídeos Fome Come e Sopa do Neném, Palavra Cantada. (Faça busca por “Sopa — Palavra Cantada” no YouTube)

4. Leve as crianças a uma horta e explore verduras e hortaliças, por meio de suas cores, texturas, cheiros e sabores. Além de mostrar aos pequenos de onde vêm esses alimentos.

5. Traga para a cozinha diversas frutas e trabalhe com eles a contagem dos alimentos, assim como suas cores, tamanho, sabores e cheiros. No fim da aula, prepare uma salada de frutas e degustem.

6. Trabalhe com os alunos rótulos de embalagens de alimentos. Peça para que os alunos tragam de casa esses rótulos e, depois, monte um mural com informações de cada alimento.

7. Em mais uma ida à cozinha, agora é a hora de ensinar as boas práticas e limpeza às crianças. Como se deve lavar, armazenar e o quanto fazem bem à saúde; incentive-os a prová-los depois.

8. Visite a cozinha do Colégio e observe como são preparados os alimentos que são servidos diariamente.

9. Mostre como os alimentos devem ser conservados antes de serem consumidos.

10. Explique para os alunos que a higiene pessoal é necessária para se ter uma boa saúde.

11. Trabalhar com os alunos os cuidados que devemos ter: beber água filtrada, cortar as unhas, lavar sempre as mãos antes das refeições e escovar os dentes após comer.

12. Faça uma apresentação com teatro de fantoches, sendo os personagens as próprias frutas e verduras, explorando tudo o que foi trabalhado no projeto, instigando os pequenos com perguntas e criando uma interação dos personagens com as crianças, tornando-os mais flexíveis na hora de comê-los.

13. Conscientize os alunos a evitarem o desperdício dos alimentos, preparando um suco com a casca de frutas e promovendo a socialização na unidade escolar.

14. Como trabalho final, faça com que os aprendizados na escola continuem na casa das crianças. Então, que tal um livro de receitas com pratos que façam o reaproveitamento dos alimentos?

Adaptado de Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 112

Tenha acesso a atividades novas e criativas mensalmente através da Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil!