Brincadeiras para bebês que sentam

Aprenda a estimular os bebês que já sentam com a brincadeira do Cesto de Tesouros

Foto: Arquivo 2d

A novidade de ver o mundo na posição sentada e a crescente habilidade motora abre um mundo de possibilidades para os bebês. O Cesto de Tesouros é uma estratégia muito estimulante e que pode se estender para outras fases. Menores de um ano exploram uma variedade de objetos de uso cotidiano, com materiais diferentes, e também objetos oferecidos pela natureza. As formas, texturas, material, som, tamanho e peso dos objetos são conhecidos através dos olhos, mãos e boca. Bebês que engatinham e que já andam exploram o ambiente com maior amplitude de gestos e movimentos e poderão ser estimulados para maior complexidade de ações com variações do cesto de tesouros.

Brincadeira de pôr e tirar

Encher um recipiente de plástico com pequenas colheres, rolhas, bolas de tênis, pregadores de roupa ou outros objetos pequenos. Colocar ao lado outro recipiente semelhante e deixar a criança manipular e brincar de tirar e colocar.

Dica!

Objetos agrupados por atributos comuns, como cor, forma, material, frutas e legumes, por exemplo, podem ser dispostos em diferentes recipientes para a exploração do grupo de crianças.

Guia Prático do Professor – Educação Infantil| Ed. 156