Biologia: aprendendo sobre insetos

Por meio do espetáculo Ovo, do Cirque du Soleil, trabalhe desde contos e musicais até um terrário com os seus alunos

Adaptação web Caroline Svitras

 

O mundo dos insetos para algumas pessoas pode parecer feio e estranho, mas guarda tantas diversidades que, ao lado de artistas, torna-se arte e belo. O espetáculo Ovo, do Cirque du Soleil, mostra isso. O projeto é o movimento desse ecossistema colorido que prolifera a vida, por meio de ovos. Nele, os insetos trabalham, comem, rastejam-se, agitam-se, brincam, brigam e procuram amor. “O lar dos insetos é um mundo de beleza e biodiversidade, repleto de ações barulhentas e momentos de emoção silenciosa”, cita a descrição do show no site do circo.

 

Unindo essa temática bela, juntamente com as curiosidades dos alunos sobre o universo dos insetos, os professores Carla Castro e Jander Martins Fernandes, da Escola Municipal de Educação Infantil Amiguinho, Campo Bom – Rio Grande do Sul, desenvolveram um projeto com base no espetáculo do circo canadense e com atividades voltadas às crianças do Jardim.

 

Hora do conto

Comece o projeto colocando os alunos em contato com o mundo dos insetos. Leia alguns livros que mostram alguns deles, como: Ovo, de Ana Raquel, Editora Larousse; A Dona Aranha, de Valerie McLeod, Editora Ciranda Cultural; e Vida de Inseto, de Berto Rodrigues, Bubok.

 

Produções

  • Cartaz coletivo com gravuras de insetos trazidos pelos próprios alunos.
  • Modelagem dos insetos das histórias com massa de modelar.

 

Tecnologia

Apresente os trabalhos confeccionados em uma televisão didática da turma ou mesmo no computador, fazendo as crianças, desde cedo, se inteirarem com os recursos tecnológicos.

 

 

Adaptado do texto ” Vida de Inseto”

Fotos: Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 126