As profissões para os pequenos

As crianças podem aprender mais sobre esse mundo

Da Redação | Fotos: Itaci Batista | Adaptação web Caroline Svitras

Uma forma interessante para trabalhar esse tema é começar fazendo uma roda de conversa com seus alunos e explicar que quando as pessoas crescem é por meio de uma profissão que elas conseguem dinheiro para comprar as coisas que desejam.

Pergunte às crianças quais profissões elas conhecem e o que desejam ser quando crescer? O professor pode, ainda, dizer que, por meio da profissão, as pessoas realizam coisas importantes e que gostam, instigando os alunos a pensarem no mundo do trabalho não apenas como uma forma de ganhar dinheiro, mas também uma maneira do ser humano se realizar e fazer bem, seja para uma pessoa, para muitas ou para o planeta, mostrando que todas as profissões têm o seu valor.

Faça um apanhando de revistas e leve para a sala de aula. Lá proponha a sua turma que procurem em suas páginas pessoas trabalhando e identifiquem o que elas fazem. Depois de encontrá-las, colem as figuras em um cartaz e, com letras móveis espalhadas pela sala, incentive seus alunos a montarem o nome das profissões.

O professor pode trabalhar o tema como um projeto em que os alunos podem escolher algumas profissões e, durante o ano, vivenciar em alguns momentos ações que estejam relacionadas ao trabalho de algum profissional escolhido. Dessa forma, o projeto ficará mais longo e fará os alunos pensarem melhor sobre a rotina vivida por esses profissionais.

 

Para ver mais dicas garanta a sua revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil clicando aqui!

Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 130