Arte com argila

A arte com argila é um estímulo à criatividade, uma atividade prazerosa em que o aluno usa a imaginação para criar formas variadas e acompanha passo a passo o seu trabalho: o amassar da argila, a modelagem, a secagem até o resultado final. Vamos trabalhar?

Adaptação web Caroline Svitras

 

Segundo a arte-educadora e professora Gabriela Fernanda, da Prefeitura Municipal de Taubaté, a cerâmica é uma forma de arte muito antiga e baseia-se no uso do barro como matéria-prima, pois é o resultado do cozimento da argila. Ela une elementos importantes da natureza: a terra (argila), a água (para formar o barro), o ar (que compõe a mistura) e o fogo (altas temperaturas para transformar a argila em cerâmica). Desde a pré-história até os dias atuais, a cerâmica é uma forma de arte muito rica com a qual se pode criar peças decorativas ou utilitárias. O formato, a cor, o tamanho e a textura são os elementos visuais importantes no trabalho.

 

Como a Educação Infantil é o período onde a estimulação da criatividade e sensibilização são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo da criança, ela sugere o trabalho com argila como uma boa opção para desenvolver tais habilidades. “O ato de amassar e construir uma peça trabalha: criatividade, ansiedade, sensibilização tátil, coordenação motora fina, o processo de elaboração e construção de um objeto e a tridimensionalidade. Ou seja, engloba muitos aspectos importantes para a Educação Infantil como a estimulação dos sentidos e o controle motor”, finaliza.

 

 

 

 

 

Adaptado do texto “O que vou fazer agora?”

Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 125