Arqueologia na EI

Mostre para a criançada um pouco da ciência que estuda o princípio de tudo...

Da Redação | Fotos: Carlos Rincon | Adaptação web Caroline Svitras

Na Escola Municipal de Educação Fundamental Edmundo Strassburger, localizada no Município de Campo Bom-RS, dirigida por Ana Aline Schimitt e coordenada por Magali Rocha, a professora Vitória Duarte Wingert, realizou com crianças em idade pré-escolar, um trabalho em torno da História da Ciência – Arqueologia no Brasil.

O objetivo era estabelecer aproximações entre uma área do saber específico, a Arqueologia, com os Níveis de Educação Básica: Educação Infantil e anos Iniciais. Para tal, recorreu-se, como proposta didática, a momentos de Hora do Conto tendo como personagem central a biografia do arqueólogo Pedro Mentz Ribeiro. O projeto valoriza e promove aprendizagens histórico-culturais a partir de vivências do “fazer arqueológico”.

A história apresentada para os alunos intitula-se: Pedro, o curioso – e foi produzida pela professora titular da turma Vitória Wingert e orientada pela Me. Inês Caroline Reichert, que é a responsável pelo acervo Pedro Mentz Ribeiro, e conhecedora da trajetória e importância deste arqueólogo.

 

Para ver mais atividades pedagógicas garanta a sua revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil aqui!

Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 158

Adaptado do texto “Arqueologia na EI”