Alimentação saudável para crianças

Mostre como se alimentar adequadamente por meio de atividades multidisciplinares

Foto: Itaci Batista | Adaptação web Caroline Svitras

 

Uma boa alimentação é sinal de uma vida saudável. Cada vez mais as pessoas têm acesso a diversos tipos de comida, principalmente os fast foods, enlatados e industrializados, que já vêm quase prontos para consumo. Mas viver apenas dessas últimas opções significa comer mais sódio, gorduras trans e saturadas, conservantes, açúcares e, muitas vezes, perder as vitaminas naturais dos alimentos. E pior, ganhar alguns quilinhos, visto as altas taxas de obesidade infantil durante os últimos anos e mesmo que isso não aconteça e o corpo não transpareça, um exame de sangue pode mostrar níveis de colesterol, diabetes, entre outras doenças escondidas no organismo. Comer alimentos saudáveis é uma tecla que tem que ser tocada por diversas vezes na escola, as crianças têm que desenvolver esses hábitos e saberem optar por refeições mais equilibradas de forma mais natural e prazerosa, por isso a importância de trabalhar com esse tema desde as primeiras fases da vida escolar.

 

As aulas de culinária não são a única opção para se explorar a educação alimentar. O tema pode ser desenvolvido em diversas disciplinas – o aluno pode aprender, por exemplo, ciências e, ao mesmo tempo, assimilar outras referências, conceitos sobre a alimentação saudável.

 

A bióloga, pedagoga e gestora ambiental Camila Chamma Giannasi, professora no Instituto Mairiporã Thomaz Cruz e  a E.E. Profª Hermelina de A. Passarella, desenvolveu uma atividade que engloba diversas disciplinas e, assim, outros professores podem trabalhar com seus pequenos. “A escola deve ajudar a família de maneira que as crianças passem a valorizar hábitos saudáveis de alimentação e a consequente boa saúde. A partir do projeto, as crianças comerão frutas sem “protesto”, terão consciência que nem tudo que é gostoso faz bem e que as frutas têm nutrientes que contribuirão para com a saúde”, explica Camila.

 

 

Procedimentos

1. Para sensibilizar as crianças, mostre o vídeo: Fome Come, Palavra Cantada (CD Canções Curiosas – Palavra Cantada).

2. Investigue com os pequenos seus hábitos alimentares, sem falar sobre alimentação saudável; procure perceber quais são suas preferências alimentares.

3. Solicite recortes de revistas de alimentos para a próxima aula.

 

Arte

1. Use os recortes para produzir cartazes.
• O que comemos no almoço/jantar?
• O que comemos no café da manhã?
• O que comemos no lanche da escola?
• Quais são os alimentos saudáveis?

2. Depois de prontos, questione sobre os alimentos: eles são saudáveis? Por que essa fruta é saudável?

3. Crie meios para que os alunos questionem a própria alimentação.

 

 

Língua Portuguesa

1. Sobre o vídeo da Palavra Cantada, cante com os alunos e faça uma interpretação oral sobre o que entenderam.

2. Faça uma lista ilustrada de frutas.

3. Cante a música Pomar, Palavra Cantada (CD Canções de brincar – Palavra Cantada).

4. Faça uma brincadeira, como uma chamada oral, com as frutas e suas respectivas árvores.

 

 

Educação Física

1. Dance e dramatize a música Fome Come com os alunos.

2. Faça o jogo rítmico do vídeo com os alunos. É necessário bastante treino para ficar em sincronia, mas, independente da perfeição, é válido pela brincadeira.

 

 

Ciências

1. Explique sobre o sistema digestório humano, para isso, use um atlas do corpo humano.

2. Cite as palavras: dente, deglute, engole, abdome, tritura, mastiga, presentes na música.

3. Interprete “biologicamente” a música e faça com que entendam o processo digestório humano.

 

 

Culinária

1. Leve as crianças para conhecer a cozinha da escola, ou a cantina. Evidencie hábitos de higiene relacionados aos alimentos. Chame a atenção das crianças para o fato das funcionárias usarem tocas, lavarem os alimentos.

2. Peça para que levem uma fruta de sua
preferência e preparem uma salada de frutas em
conjunto.

3. Confira na lista de frutas as que tinham na salada
e quais faltaram.

 

 

Matemática

1. Conte as frutas antes de fazer a salada.
• Quantas frutas temos?
• E quantas são maçãs?
• Tem laranja?
• Tem mais laranja ou melancia? Qual é maior?
• Quem gosta de uva? E carambola? E maçã?

 

Geografia/História

1. Mostre ilustração de frutas e explique que apesar de serem cultivadas no Brasil, vieram de outros países, como a lichia e melancia (China). E de frutas tipicamente brasileiras, como o açaí.

2. Com um mapa-múndi, mostre o Brasil e os países de origem das frutas.

 

Adaptado do texto “Saúde com boa alimentação”

Revista Guia prático do Professor – Educação Infantil Ed. 108