Alfabetização matemática

Saiba como ajudar seus alunos a conceituarem os números na Educação Infantil

Alfabetização Matemática

Para que o processo de alfabetização matemática seja eficaz, é fundamental entender que essa disciplina se trata de uma linguagem. Segundo Ana Maria Antunes de Campos, neuropsicopedagoga, pesquisadora em Educação Matemática, Discalculia e Dificuldade de Aprendizagem, na Educação Infantil é possível encontrar diversas atividades que devem ser exploradas para conceituar o número.

Ela explica que as crianças que compreendem o que são: correspondência, inclusão de classe, sequência, classificação, conservação, ordenação e comparação, estão automaticamente se preparando para atividades mais complexas como adição, subtração, multiplicação e divisão.

Desse modo, o professor da Educação Infantil deve aproveitar esse período onde o aprendizado acontece de forma lúdica e trabalhar a matemática em forma de brincadeira. Ela propôs, nessa reportagem, algumas atividades que ajudam a conceituar o número.

Atividade 1 – Correspondência

Objetivo

Compreender a ação de estabelecer a relação “um a um” entre os conjuntos.

Faixa etária: 3 anos

Proposta

Peça para a criança ligar cada animal à sua casa. Aproveite o momento para falar sobre os diversos tipos de residências existentes e refletir sobre qual casa é maior, menor, aquática ou terrestre.

Atividade 2 – Inclusão de Classe

Objetivo

Fazer abranger um conjunto por outro.

Faixa etária: 5 anos

Proposta

A ideia dessa atividade é discutir grupos e conjuntos diferentes, além de refletir sobre o que é categoria. Para isso, basta solicitar às crianças que pintem de amarelo as aves que estão no Táxi do Chico Bento e circulem os mamíferos.

Adaptado de Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 165

Da Redação | Fotos Carlos Ricon | Adaptação web Isis Fonseca

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