Alfabetização com sopa de letrinhas

Conheça uma opção bem divertida de ensinar a junção das vogais

Adaptação web Caroline Svitras

 

Transformar o lúdico em aprendizado é um desafio para os professores de Educação Infantil diariamente. As atividades têm que ter um objetivo que desenvolva o aluno em habilidades e competências, mas fazer isso diariamente e de forma inovadora é uma meta a ser conquistada pelos educadores, principalmente no que diz respeito ao processo de alfabetização.

 

Conhecer as vogais e formar palavras ao uni-las faz parte desse aprendizado tão importante na vida de qualquer ser humano e fazer com que ele seja divertido também pode tornar esse momento inesquecível e um processo mais fácil e rico. O universo de fantasias da sopa de letrinhas é uma alternativa que pode ser explorado pelo professor. A professora de Educação Infantil Nivian de Almeida Alves, do Colégio Scaranne, em São Paulo, desenvolveu três atividades com base nesse cenário, que pode auxiliar os alunos na junção das vogais.

 

Comece apresentando e lendo a história abaixo para seus alunos:

 

 

 

Concurso de sopa

Em um sítio no interior de uma cidade, vivia um senhor que atendia pelo nome de Culior, que sonhava em se tornar um cozinheiro conhecido no mundo afora.

 

Um belo dia, Culior ficou sabendo de um concurso na cidade que iria eleger a melhor sopa. Porém, não era apenas para agradar aos jurados do concurso, mas também às crianças. A melhor sopa passaria a fazer parte do  cardápio nas refeições das escolas daquela cidade.

 

Assim, Culior se inscreveu no concurso e começou o preparo da sopa. Colheu legumes e verduras na horta do seu sítio. No preparo, teve a ideia de colocar várias letrinhas, procurou no seu alfabeto as cinco letrinhas chamadas “vogais”. Quando ficou pronta, deu o nome da sua sopa de Sopa de Letrinhas.

 

A sopa de Culior foi um sucesso, vencendo, assim, o concurso. Logo as escolas passaram a servir a sopa de letrinhas. E, em uma das refeições, as crianças uniram duas ou três letrinhas e descobriram que conseguiam ler pequenas palavrinhas, como AI, OI, EU, entre outras.

 

Assim, além de deliciosa, a sopa de letrinha virou uma divertida forma de aprender as junções das vogais.

 

Com base na história, prepare três tipos de atividades para trabalhar algumas competências:

 

 

Adaptação do texto “Sopa de letrinhas”

Fotos: Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 123