Adicione música ao aprendizado

É hora de trabalhar a audição das crianças explorando as possibilidades dos sons

Adaptação web Caroline Svitras

 

 

A música é sempre uma satisfação tanto para alunos, quanto para professores. E esse tema é uma bela proposta quando se deseja trabalhar com crianças menores e, principalmente, com a família. Segundo as professoras Cynthia Porto Muller e Marcelly Dalessio, a música possui uma linguagem universal. Une os povos, emociona, toca os corações, penetra na alma, aproxima e conquista as pessoas. “Ela nos preenche, nos transforma, nos faz recordar, chorar, voltar ao tempo e sonhar”, dizem.

 

Além disso, é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio em uma sequência simultânea ou em sequências sucessivas que se desenvolvem ao longo do tempo, englobando toda a combinação de elementos sonoros destinados a serem percebidos pela audição. Pensando em todo esse poder e na possibilidade de aprendizado, Cynthia e Marcelly desenvolveram o projeto “Qual é a música?” para trabalhar com as turmas do Maternal.

 

 

Etapas do projeto

1. Separe algumas músicas que considere importantes de serem trabalhadas com os alunos.
2. Compile-as com os seus personagens principais (sapo, aranha, indiozinho etc.) em um livro.
3. Confeccione uma mascote para o projeto. As professoras Cynthia e Marcelly criaram a “Colcheia”, que possuía o apelido de “Notinha”.
4. Grave um CD com as canções escolhidas.
5. Trabalhe, por semana, uma música diferente com os alunos e explore os personagens e contextos de cada uma delas. Nesse sentido, o professor poderá explorar temas multidisciplinares, como Linguagem, Matemática, Natureza e Sociedade, Ensino Religioso, Artes, Musicalização, Inglês e Expressão Corporal.                                                              6. Grave um CD com os próprios alunos cantando o material selecionado.                                                                            7. Crie uma sacolinha com o tema do projeto e peça para que, a cada dois dias, uma criança leve para a casa um kit contendo: a mascote, o livro e o CD. Um bilhete junto à sacolinha deverá dizer:

 

Apresentação

Olá, meu nome é Colcheia, mas meu apelido é Notinha. Sou a mascote da turma e vim até a sua casa para brincarmos com sua família. Você está recebendo um kit contendo:

  • 1 CAIXA COM 10 FIGURAS;
  • A MASCOTE;
  • LIVRO.

 

Você deverá sortear uma gravura e cantar a música correspondente ao desenho. Se ficar em dúvida, pode consultar o livro ou o cd. Ao final do livro, faça um registro de como foi a visita em sua casa. Espero que todos se divirtam nesta aventura musical!

 

 

Adaptado do texto “Qual é a música?”

Fotos: Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 127