3-formas-de-trabalhar-com-a-musicalidade-na-Educação-Infantil

3 formas de trabalhar com a musicalidade na Educação Infantil

A musicalização é um processo de construção do conhecimento

A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, além de favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, da memória, concentração, atenção, autodisciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, contribuindo também para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. Veja a seguir 3 formas de trabalhar com a musicalidade na Educação Infantil!

3 formas de trabalhar com a musicalidade na Educação Infantil

Segundo Ana Lucia Lemes, especialista em Educação Infantil, Arte Educação e Diversidade Cultural e coordenadora pedagógica do Projeto e do Grupo Cantando com as Crianças, a música nos faz cantar, dançar, rodar e imaginar. Por tudo isso, na escola de Educação Infantil ela deve se fazer presente todos os dias assim como as histórias. “Não é fácil para nós professores utilizarmos a música diariamente, pensando nela como forma de conteúdos para as nossas práticas educativas. Mesmo assim devemos nos pautar da nova lei e também de estratégias que vão nos ensinar a aprimorar nosso trabalho assim como fazer nossas crianças mais felizes”, diz.

3 formas de trabalhar com a musicalidade na Educação Infantil

Atividade 1

Música: Barata Tonta

(Leo Cunha /Zé Campelo)

Que piada essa barata
Ela pensa que é pião
Barata gira parada,
Gira pirada no chão.
Que barato essa barata,
Ela gira e faz de conta
Que está desbaratada,
Já virou barata tonta

1. Em roda apresente a música as crianças, ouça atentamente e depois trabalhe a letra. Fale sobre a barata, que tipo de bicho é este, quem já viu, onde, o que é o peão, para o que serve etc.
2. Proponha formas de rodopiar, dançar, ao som da música.
3. Incentive a confecção de um pião com jornal ou sucata.

Atividade 2

Música: Bicho Mistério Bicho Mistério

(Leo Cunha /Zé Campelo)

Tem antena, mas não é rádio.
Tem espiral, mas não é caderno.
Tem concha, mas não mora no mar.
O que será esse bicho mistério?
O que será? O que será?
Tá na cara ou tá confuso?
Tá no claro ou tá no escuro?
Tá sombra ou tá no sol?
Ora, cara,
É o caracol!

1. Antes de ouvir a música declame o poema;
2. Trabalhe os personagens da poesia;
3. Ouça a música;
4. Produza uma colagem ou pintura sobre o tema

Atividade 3

Música: Piolho na Rapunzel

(Leo Cunha /Zé Campelo)

É dia de festa,
Eu estou feito…
Feito rato
Na lua
De queijo
Feito gato
Num rio
De leite
Formiga
Num céu
De confeito
Leitão
Num leito
De lama
Urso
Em cama
De mel
Piolho
Na Rapunzel

1. Nesta canção o importante é trabalhar a magia da letra, a imaginação de como seria estes versos, assim como estão escritos.
2. Proponha às crianças representarem a letra com desenhos… (Rio de leite); (Leito de lama)…
3. Na área da ciência trabalhe os animais, suas características, enfim: dá para aprofundar o tema conforme a faixa etária que está sendo trabalhada.
4. Com relação à área da linguagem desenvolva jogos de caça palavras, cruzadinhas e criptograma.

Revista Guia Prático do Professor de Educação Infantil – Ed. 153